Comportamento/Reprodução


COMPORTAMENTO


A cada achado vem trazendo nova luz sobre o comportamento dos dinossauros fossem eles em grupos ou sozinhos, a primeira idéia era de que eles fossem animais que arrastavam suas caudas, e brigavam entre si em violentas batalhas, e abobalhados.
Com o passar do tempo com as novas descobertas e tecnologia , pode-se analisar melhor o animal, mostrando que eram animais com grau de evolução como os animais de hoje, e com isso pode-se atribuir a eles alguns costumes, claro levando em grande parte o estudo de fósseis e uma parte de suposições através de observação dos bichos atuais.
REPRODUÇÃO: O acasalamento entre animais normalmente envolvem rituais, como danças, exibição, tudo para atrair o companheiro, pode-se dizer então que os dinossauros também teriam criado tal comportamento, como os estegossauros que exibiriam cores vibrantes nas placas de suas costas, o mesmo poderia fazer os ceratopsídeos com seus colares, que alem das cores balançariam as cabeças mostrando força, alguns dinossauros deveriam travar lutas pelas fêmeas.
Após a conquista do parceiro, passariam a cuidar da continuidade da espécie, isto o nascer de filhotes. O cuidado com suas crias poderiam variar de espécie para espécie , o Maiassauro , que significa, " Lagarto Boa Mãe " é o melhor exemplo de comportamento neste caso , os fósseis destes animais indicam que cuidavam de seus filhotes mesmo após sairem dos ovos, um fato e o estudo dos filhotes,que indica que eles possuíam uma estrutura óssea frágil ao nascerem, necessitando de cuidados por um bom tempo, e o maiassauro correspondia a proteção necessaria para que suas crias ficassem fortes. Ao contrario do pequeno coelophysis, que deixou fósseis que levam a conclusão de que os adultos costumavam devorar os mais jovens.
A registro fósseis de que os maiassauros formavam ninhos em grupo, o que poderia ocorrer com muitas espécies herbívoras, quanto ao casal continuar sua fidelidade, não se sabe, mas até que algumas espécies poderiam continuar juntas, a exemplo de algumas aves atuais. Quanto aos predadores poderiam ter também instintos maternais, cuidando do filhote, ensinado a arte da caça, até alcançarem a maioridade.
VIDA SOCIAL: Os répteis atuais não possuem o hábito de formar bandos, mas a idéia de grupos e demonstrado nos rastros fossilizados de dinossauros, como os sauropódes, onde as pegadas dos adultos ficavam ao lado, e no centro do grupo iam os jovens ficando assim protegidos dos predadores.
O convivio social poderia também ser aplicado aos predadores, como os velociraptores, acredita-se que agiam em grupo, como os atuais lobos, onde cada um ocuparia uma posição de ataque e em conjunto conseguiriam abater presas muito maiores que eles. Até mesmo o convívio de espécies variadas, como os animais variados, formando grupos onde um poderia auxiliar ao outro, por exemplo, alguns alertando a chegado de predadores, enquanto outros poderiam servir até mesmo de defesa do grupo.
Juntos ou solitários estes animais possuem ainda muitos segredos, de como viviam e seus habítos, quem sabe com o tempo e com novas descobertas podere-mos aprender muito mais sobre eles.

Ovo

Foi com a descoberta de um ninho de um protoceratops que tiveram a evidencia de que os dinossauros punham ovos , e com novos achado se descobriu que eles possuiam variedades tanto em formas como em tamanhos, E ao contrario do que se possa pensar os ovos não eram tão grandes assim. O ovo era formado pela:
Gema, que fornecia o alimento ao filhote que estava em formação, a clara que envolvia a gema, formada quase que só por água protegia o embrião e o embrião de impactos e abalos. Membranas finas ficavam entre a clara e a casca, protegendo assim o filhote de bactérias.
Os répteis atuais desenvolvem um dente que quando ainda estão dentro dos ovos isto os ajudam a romper a casca, acredita-se que isso poderia também ser possível com os dinossauros. A casca do ovo deveria ser finas mas firme, fina pois teria que permitir a queo oxigênio entrasse através de seus poros e permitir que o filhote quebrasse a casca, firme para proteger o filhote dentro do ovo, e também resistente para proteger da ação da natureza como o sol que poderia secar o liquido interno que é tão importante para o desenvolvimento do filhote. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário