Extinção/Descendentes


A EXTINÇÃO


Se os pequenos dinos evoluiram para os pássaros, o quê dizer dos grandes ? Os gigantescos saurópodes, o temível tiranossauro, porque e como desapareceram ?
Neste grande mistério o dinossauros não desapareceram sozinhos carregaram junto seus primos voadores e marinhos, abrindo assim o caminho para os tímidos mamíferos que cresceram e se tornaram os novos senhores do planeta, claro que alguns répteis conseguiram sobreviver e ainda existem, a exemplo dos crocodilos. Muitas teorias foram formadas, a mais aceita é:

Um meteoro de aproximadamente 10 km de diâmetro teria atingido a terra com um impacto que teria o efeito de 10 mil bombas de hidrogênio ou equivalente a 1.000.000.000 de toneladas de dinamite, isso teria lançado ao ar toneladas de poeira e cascalho e também sacudiria o planeta , provocando erupções vulcânicas, formando uma densa nuvem no ar que impediria a luz solar sobre a superfície da terra, matando as plantas, dando um efeito dominó, sem plantas os grandes herbívoros morreriam por falta de alimento, os menores durariam um pouco mais, mas também morreriam, levando logo após os carnívoros. Mas se este meteoro caisse no oceano, isto provocaria uma onda monstruosa, que avançaria sobre a terra varrendo por milhares de quilômetros tudo a sua frente matando os dinossauros.

Esta teoria tem como base os restos de uma enorme cratera de 200 km de diâmetro que foi encontrada no México em 1981.

A teoria do meteoro pode ser a mais aceita mas não impede que a imaginação crie muitas outras teorias tanto de caráter científico como até histórias fantasiosas.

OS DESCENDENTES


Muitos cientistas hoje em dia aceitam que as aves decendem dos dinossauros, mais específico do grupo dos terópodes que eram agéis e corredores, recentemente estudos tentam demonstrar que as penas evoluiram das escamas, esta teoria tomou força com a descoberta do fóssil de um "Arqueopterix", esta "Ave" teria muitas semelhanças com um pequeno dinossauro o compsognatus, afinal o arqueopterix ainda possuia dentes, garras e uma cauda óssea que junto com o corpo era coberta de penas, e suas asas eram parecidas com as das aves modernas.
As penas teriam surgido no começo como uma penugem que serviria de isolamento térmico, passando logo após para as penas, principalmente nos braços que talvez servissem para a caça ou ajudar na fuga de predadores, assim surgindo posteriormente as asas. O processo de evolução teria sido longo e vagaroso dentro da era dos dinossauros, somente na era seguinte as aves de desenvolveram com rapidez, servindo de ponto de apoio o surgimento das plantas com sementes, flores e com isto a proliferação dos insetos.

O ato de voar segundo alguns cientistas surgio de animais arbóricolas que das copas das árvores saltavam para as outras árvores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário